Passagem de nível da Samuel Pires de Mello é reaberta

 
 
 
 
 
 
Rate This

O prefeito Edison Kersten reabriu, na manhã desta terça-feira (17), a passagem de nível sobre a linha férrea da rua Samuel Pires de Mello. A medida havia sido anunciada na semana passada, após acordo firmado entre a Prefeitura e a empresa ALL. Secretários municipais e imprensa acompanharam a reabertura.
Pelo acordo, a ALL irá construir uma alça de acesso ligando as ruas Turi Faron e Paulo Canhola, com faixa exclusiva para caminhões, evitando o tráfego de veículos pesados avenida Dr. Roque Vernalha.
“A medida foi aprovada pela população. As obras serão necessárias, mas, até que se concluam, entramos num acordo com a empresa e fizemos hoje a reabertura da passagem de nível, pois Paranaguá não pode mais esperar por soluções”, disse o prefeito.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), foram registrados 143 acidentes na região, inclusive com vítimas fatais. O número pode estar relacionado ao congestionando excessivo formado na Roque Vernalha. “Faremos as adaptações necessárias para melhorar o tráfego e proporcionar segurança para a população. Essa administração está focada em fazer o que for necessário para garantir melhorias aos moradores de Paranaguá”, salientou o secretário de Segurança, Cícero Alves Fernandes.
A empresa estipula que as obras da alça devem demorar 1 mês para ficarem prontas. Até lá, a Samuel Pires de Mello, reaberta, é uma alternativa para os motoristas.
Alça de acesso
Na semana passada, o prefeito Edison Kersten anunciou a solução encontrada em acordo com a ALL. Uma alça de acesso será construída pela empresa, ligando as ruas Tufi Maron e Paulo Canhola – que também ganharão ciclofaixas. O acordo põe fim ao processo e as liminares que haviam sido interpostas pela empresa.
O objetivo das intervenções é desafogar o fluxo na região, especialmente de veículos pesados. Pelo projeto das obras, a rua Turi Maron (ver croqui da matéria), ganhará uma faixa adicional para que os caminhões desacelerem e possam entrar na alça de acesso até a rua Paulo Canhola, sem que precisem chegar a avenida Dr. Roque Vernalha.
No mês passado, por ordem do prefeito, foram abertas duas passagens de nível – uma na Samual Pires de Melo e outra na Estrada Velha dos Correia. A empresa entrou com recurso na Justiça, que determinou, em liminar, sem julgamento de mérito, o fechamento das passagens de nível recentemente abertas – e que haviam recebido a aprovação da população. Para resolver o impasse, o prefeito Edison recebeu os representantes da empresa para conversar e selaram o acordo anunciado na semana passada.