ÚLTIMAS DO BRASIL
Aécio Neves e Eduardo Campos crescem em nova pesquisa
Fonte: band.com.br
Os principais nomes que concorrem à Presidência da República contra a reeleição de Dilma Rousseff tiveram aumento nas intenções de voto, segundo o Datafolha. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, passou de 16% para 20% da preferência do eleitorado consultado. O do PSB, Eduardo Campos, também subiu, de 10% para 11%. Ao mesmo tempo em que os concorrentes crescem, Dilma teve uma leve queda, de 38% para 37%.
Entre os pré-candidatos nanicos, o que teve maior alcance na pesquisa foi Pastor Everaldo (PSC), com 3%. Depois, com 1%, aparecem Eduardo Jorge (PV), José Maria (PSTU), Denise Abreu (PTN), Randolfe Rodrigues (PSOL). Não chegaram a 1% Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB).
Dos 2844 eleitores ouvidos – entre 7 e 8 de maio, em 174 municípios –, 16% disseram que votarão em branco, nulo ou ninguém. Outros 8% estão indecisos. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Trio
Na pesquisa apenas com os três pré-candidatos mais conhecidos, a vantagem de Dilma não é muito maior sobre os concorrentes. Nesse cenário, a atual mandatária teria 41% dos votos contra 22% de Aécio e 14% de Campos.
O Datafolha também aferiu a rejeição do trio. Dilma não teria o voto de 35% dos eleitores ouvidos; Aécio, de 33%; e Campos, de 31%.
Preparado
O mesmo grupo de eleitores foi perguntado sobre quem estaria mais preparado para fazer mudanças no Brasil. Nenhum dos pré-candidatos foi o mais citado, mas, sim, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem a confiança de 38% das pessoas ouvidas. Na sequência, aparece Aécio, com 19%. A atual presidente tem a confiança de 15%. E Campos, 10%.
Aliás, Lula, quando colocado no lugar de Dilma em um cenário de corrida presidencial, ficaria próximo de ser eleito no primeiro turno, com 49% das intenções de voto. Aécio teria um resultado um pouco abaixo da disputa com a atual mandatária: 17%. O mesmo se passa com Campos, com 9%.
Segundo turno
Dois cenários foram estipulados pelo Datafolha em um segundo. No primeiro, Dilma confrontaria Aécio e ganharia por 47% a 36%. No segundo, a presidente venceria Eduardo Campos por 49% a 32%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário