ELEIÇÕES 2014
Lula e Dilma: foto de encontro de quarta-Feira mostra que os dois estão juntos, aconteça o que acontecer
De racha em racha, base alimenta o movimento do “Volta Lula”
Ao mesmo tempo em que a crise de Dilma com o Congresso se aprofunda, mais forte fica a especulação de que o ex-presidente pode ser o candidato do PT à Presidência
Dois temas andaram lado a lado durante toda a gestão Dilma Rousseff – crises de relacionamento com aliados no Congresso e a possibilidade de Lula voltar a ser o candidato do PT em 2014. A sete meses da eleição, os assuntos viraram um só. A cada dia que o racha da base se aprofunda entre os parlamentares, mais intensa fica a movimentação de bastidores pelo retorno do ex-presidente.
INFOGRÁFICO: Levantamento aponta que avaliação de Dilma é melhor que a de seus antecessores em períodos similares
O carnaval não apaziguou ânimos entre peemedebistas e petistas, briga que fomenta o “Volta Lula”
No burburinho dos corredores da Câmara dos Deputados, o “Volta Lula” é usado como “trunfo de dois gumes”. Petistas descontentes citam que, com ele na cabeça de chapa, não seria necessário o apoio de outros tantos partidos para vencer. Aliados do PT, capitaneados pelos peemedebistas, revelam que com o ex-presidente seria muito mais fácil negociar espaços no governo do que com a “durona” Dilma.
Durante a semana houve grande movimentação com relação as eleições 2014
Terça-feira
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), diz que é preciso repensar a aliança com o PT porque os peemedebistas não são “respeitados”.
Quarta-feira
Dilma se reúne com Lula e conselheiros próximos, como o marqueteiro João Santana e o presidente do PT, Rui Falcão, no Palácio da Alvorada. Petistas divulgam foto com os dois presidentes dando as mãos, sorridentes.
Quinta-feira
Falcão contra-ataca declarações de Eduardo Cunha. Segundo o petista, o partido “não pode aceitar ultimatos” e o PMDB tem de “esclarecer” se é de “oposição ou situação”.
Sexta-feira
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se encontra com o presidente do PMDB, Valdir Raupp. Na saída, Raupp fala em lançar candidatura própria e cita o senador paranaense Roberto Requião como um nome possível. Rui Falcão diz que o PT tem de “reeleger Dilma para Lula voltar em 2018”.
Domingo
Dilma tem agendada reunião de emergência com o vice-presidente Michel Temer e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Site: gazeta do Povo
Publicado em 09/03/2014 | ANDRÉ GONÇALVES, CORRESPONDENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário